Construções No Tibia: Templos, Telhados, Casas, Detalhes, Etc
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Construções No Tibia: Templos, Telhados, Casas, Detalhes, Etc
Construções
no Tibia são como na vida real, não se pode viver sem elas. No inicio o
jogador nasce no templo, que é talvez o lugar mais importante e
visitado do servidor, todos passam por ele no começo e é onde você
renasce depois de morrer, também é onde você foge daquele Power abuser
fdpfdpfdpfdp. Em segundo lugar na escala de importância vem o Depot, é
onde você guarda seus itens mais preciosos (se você não tiver uma casa),
onde você faz aquela feirinha maneirinha pra vender seus itens. Temos
também as casas, que, com camas, servem pra regeneração fácil e rápida
de stamina ou soul, servem pra guardar seus itens, fazer inveja em quem
você odeia, brincar de casa da Barbie, etc. Enfim, construções no Tibia
são mesmo importantes.
Templos:
Começaremos pelo, na minha opinião, o lugar mais importante de um servidor.
Como você já sabe, templos são aqueles lugares sagrados onde os players nascem e renascem.
Claro que esta não é uma
construção, mas templos não precisam ser necessariamente quadrados,
simétricos e "sem vida". A historia do templo acima, por exemplo, diz
que no passado ele era um "templo de verdade", mas devido a ataques
simultâneos de bombas atômicas Magos, o templo
foi destruído, e mesmo assim os habitantes não quiseram abandoná-lo, por
ser um templo sagrado e possuidor de forças sobrenaturais.
Templos e construções são
diferentes em cada tipo de cidade, cidades desérticas tendem a ter
templos com paredes no estilo "egypt wall" e "egypt Stone wall", cidades
em selvas usam templos de bambu, as construções em cidades de gelo
possuem paredes de madeira, e assim sucessivamente.
Dica: Em cidades pequenas, templos devem ser pequenos, e em cidades grandes, templos devem ser grandes, respectivamente.
Este é o templo do popular Alissow
OTS, como podem ver é um templo simples e totalmente retangular, mas
mesmo assim não é feio – pelo menos eu acho que não é. Vocês aprenderão
mais sobre construções quadradas um pouco mais abaixo.
Casas:
As casas precisam ter:
- Pilares, para garantir o sustento da construção, como está indicado em vermelho. Isto não é obrigatório, apenas se tiver algo "solto por ai" que necessite alguma sustentação.
- Janelas nos telhados e nas paredes – indicação em verde - dão um charme a mais na sua casa, além de permitir a visualização dos players de dentro e fora da mesma.
- Uma porta, logicamente, para o player entrar e sair da casa.
- E por ultimo enfeite da maneira que quiser, sempre respeitando a coerência (Leia Detalhes mais abaixo).
Telhados:
Em sua construção você pode usar diversos tipos de telhados, em casas pequenas eu aconselho o seguinte tipo de telhado:
Em construções maiores, é aconselhável usar um telhado baixo, pois o alto pode ficar alto demais, resultando num mapa feio.
Também é válido utilizar pedras e plantas nos telhados.
Detalhes:
Detalhes em construções são uma coisa muito simples, geralmente usa-se tochas, janelas, portas, musgos, flores, plantas, etc.
OBS: Tochas em paredes de madeira são prejudiciais à saúde das mesmas, por isso o ministério da saúde recomenda o uso de lâmpadas.
Veja alguns exemplos de detalhes nas construções:
Observe que
nesta casa temos plantas nas paredes, plantas no telhado, além de musgos
nas paredes e uma calha com um barril de água, muito comum em casas de
toda parte do mundo. Rçrç
Nesta, temos um contraste de paredes, além de musgos e chaminés nos telhados.
Construções Grandes:
Os castelos (eu adoro esse mapa)
também fazem parte do mundo tibiano, os reinos precisam ter uma
fortaleza que sirva de uma moradia digna para o seu rei e seus
seguidores. Observe como as paredes foram usadas.
Tamanhos.
Eu vejo bastante gente fazendo
casas extremamente gigantescas, quadradas ou curvas e com apenas uma
porta e uma janela. A não ser que você queira criar monstros lá dentro,
13x13 SQMs já é grande o suficiente para uma casa grande e 6x7 para uma
casa normal.
Se você não sabe o que é SQM, preste atenção:
SQM significa Square Metre, que em português, significa Metro quadrado. Passando para o Tibia, um player ocupa um SQM, assim como um Demon (ou qualquer outro monstro) também ocupa um SQM. Um pedaço de chão ou uma parede Também possuem 1 SQM.
Uma casa grande no tamanho certo.
Uma casa grotesca do jeito totalmente errado.
Quadrado X Curvo:
Quando se fala em construções
quadradas a primeira coisa que vem à cabeça é que é um mapa muito
simples, feio e... quadrado (what?), o que não é verdade. Construções
curvas atrapalham a jogabilidade, acompanhe.
Mapa 1:
A primeira vista você poderá dizer que é um mapa muito simples, feio e quadrado, continue acompanhando.
Mapa 2:
Qual dos dois mapas é mais bonito?
Qual deles suporta mais items? Com certeza é a casa quadrada certo? Por
isso pense bem antes de querer fazer algo "incomum".
Isso não quer dizer que deve-se fazer tudo quadrado, algumas curvinhas às vezes também deixam um mapa bonito:
Aplicando a "técnica do olha e faz" também é possível fazer lindas construções e com formas diferentes. Observe:
Depois:
É certo que
um servidor sem construções não funcionará como deveria, ele ficará
totalmente incompleto, os players precisam de um lugar bonito pra
renascer, precisam de um depósito seguro para guardar seus items,
precisam de casas para viver e de qualquer forma essas construções
precisam ser bem feitas, seja para atrair o publico ou para simplesmente
mostrar seu trabalho.
Créditos: Alissow
no Tibia são como na vida real, não se pode viver sem elas. No inicio o
jogador nasce no templo, que é talvez o lugar mais importante e
visitado do servidor, todos passam por ele no começo e é onde você
renasce depois de morrer, também é onde você foge daquele Power abuser
fdpfdpfdpfdp. Em segundo lugar na escala de importância vem o Depot, é
onde você guarda seus itens mais preciosos (se você não tiver uma casa),
onde você faz aquela feirinha maneirinha pra vender seus itens. Temos
também as casas, que, com camas, servem pra regeneração fácil e rápida
de stamina ou soul, servem pra guardar seus itens, fazer inveja em quem
você odeia, brincar de casa da Barbie, etc. Enfim, construções no Tibia
são mesmo importantes.
Templos:
Começaremos pelo, na minha opinião, o lugar mais importante de um servidor.
Como você já sabe, templos são aqueles lugares sagrados onde os players nascem e renascem.
Claro que esta não é uma
construção, mas templos não precisam ser necessariamente quadrados,
simétricos e "sem vida". A historia do templo acima, por exemplo, diz
que no passado ele era um "templo de verdade", mas devido a ataques
simultâneos de bombas atômicas Magos, o templo
foi destruído, e mesmo assim os habitantes não quiseram abandoná-lo, por
ser um templo sagrado e possuidor de forças sobrenaturais.
Templos e construções são
diferentes em cada tipo de cidade, cidades desérticas tendem a ter
templos com paredes no estilo "egypt wall" e "egypt Stone wall", cidades
em selvas usam templos de bambu, as construções em cidades de gelo
possuem paredes de madeira, e assim sucessivamente.
Dica: Em cidades pequenas, templos devem ser pequenos, e em cidades grandes, templos devem ser grandes, respectivamente.
Este é o templo do popular Alissow
OTS, como podem ver é um templo simples e totalmente retangular, mas
mesmo assim não é feio – pelo menos eu acho que não é. Vocês aprenderão
mais sobre construções quadradas um pouco mais abaixo.
Casas:
As casas precisam ter:
- Pilares, para garantir o sustento da construção, como está indicado em vermelho. Isto não é obrigatório, apenas se tiver algo "solto por ai" que necessite alguma sustentação.
- Janelas nos telhados e nas paredes – indicação em verde - dão um charme a mais na sua casa, além de permitir a visualização dos players de dentro e fora da mesma.
- Uma porta, logicamente, para o player entrar e sair da casa.
- E por ultimo enfeite da maneira que quiser, sempre respeitando a coerência (Leia Detalhes mais abaixo).
Telhados:
Em sua construção você pode usar diversos tipos de telhados, em casas pequenas eu aconselho o seguinte tipo de telhado:
Em construções maiores, é aconselhável usar um telhado baixo, pois o alto pode ficar alto demais, resultando num mapa feio.
Também é válido utilizar pedras e plantas nos telhados.
Detalhes:
Detalhes em construções são uma coisa muito simples, geralmente usa-se tochas, janelas, portas, musgos, flores, plantas, etc.
OBS: Tochas em paredes de madeira são prejudiciais à saúde das mesmas, por isso o ministério da saúde recomenda o uso de lâmpadas.
Veja alguns exemplos de detalhes nas construções:
Observe que
nesta casa temos plantas nas paredes, plantas no telhado, além de musgos
nas paredes e uma calha com um barril de água, muito comum em casas de
toda parte do mundo. Rçrç
Nesta, temos um contraste de paredes, além de musgos e chaminés nos telhados.
Construções Grandes:
Os castelos (eu adoro esse mapa)
também fazem parte do mundo tibiano, os reinos precisam ter uma
fortaleza que sirva de uma moradia digna para o seu rei e seus
seguidores. Observe como as paredes foram usadas.
Tamanhos.
Eu vejo bastante gente fazendo
casas extremamente gigantescas, quadradas ou curvas e com apenas uma
porta e uma janela. A não ser que você queira criar monstros lá dentro,
13x13 SQMs já é grande o suficiente para uma casa grande e 6x7 para uma
casa normal.
Se você não sabe o que é SQM, preste atenção:
SQM significa Square Metre, que em português, significa Metro quadrado. Passando para o Tibia, um player ocupa um SQM, assim como um Demon (ou qualquer outro monstro) também ocupa um SQM. Um pedaço de chão ou uma parede Também possuem 1 SQM.
Uma casa grande no tamanho certo.
Uma casa grotesca do jeito totalmente errado.
Quadrado X Curvo:
Quando se fala em construções
quadradas a primeira coisa que vem à cabeça é que é um mapa muito
simples, feio e... quadrado (what?), o que não é verdade. Construções
curvas atrapalham a jogabilidade, acompanhe.
Mapa 1:
A primeira vista você poderá dizer que é um mapa muito simples, feio e quadrado, continue acompanhando.
Mapa 2:
Qual dos dois mapas é mais bonito?
Qual deles suporta mais items? Com certeza é a casa quadrada certo? Por
isso pense bem antes de querer fazer algo "incomum".
Isso não quer dizer que deve-se fazer tudo quadrado, algumas curvinhas às vezes também deixam um mapa bonito:
Aplicando a "técnica do olha e faz" também é possível fazer lindas construções e com formas diferentes. Observe:
Depois:
É certo que
um servidor sem construções não funcionará como deveria, ele ficará
totalmente incompleto, os players precisam de um lugar bonito pra
renascer, precisam de um depósito seguro para guardar seus items,
precisam de casas para viver e de qualquer forma essas construções
precisam ser bem feitas, seja para atrair o publico ou para simplesmente
mostrar seu trabalho.
Créditos: Alissow
Re: Construções No Tibia: Templos, Telhados, Casas, Detalhes, Etc
Ótimo turorial, parabéns, continue assim amigo !!
damgrath- Servo
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» iBot Tibia 8.6 / Xenobot Tibia 8.6 / Bbot tibia 8.6 / IP Changer - OTS 8.6 - 8.6 / MageBot Tibia 8.6 / Python 2.4.4 / Tibia Bot NG 8.6 / Red Bot Tibia 8.6 / Tibia Cam 8.6 / Tibia Auto 8.6 / Tibia Maps 8.6 / Tibia MC 8.6 / Windbot Tibia 8.6
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